Oliveira, Luís Miguel Gonçalves dePinto, Hélia GonçalvesMachado, Vanessa2019-11-072019-11-072019-07-16http://hdl.handle.net/10400.8/4267O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principalobjetivo evidenciar o percurso vivenciado no contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as descobertas e aprendizagens mais significativas. Além da reflexão exaustiva sobre o percurso vivenciado, apresentamos um estudo sobre a utilização de materiais da natureza num contexto de Educação Pré-escolar, tentando perceber que experiências podem emergir da interação das crianças com estes materiais. O relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda corresponde à dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentados os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Ao refletir sobre estes pontos conseguimos ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, estes que nos irão ser muito úteis no nosso futuro, enquanto futuras profissionais da educação. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de caso numa sala de jardim de infância, procurando responder à pergunta de partida sobre as experiências educativas que podem emergir da interação entre crianças e materiais da natureza. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que através da interação das crianças com os referidos materiais podem surgir diversas experiências educativas, nomeadamente, construções, representações de objetos e situações do quotidiano e exploração do mundo físico e natural.porAprendizagemBrincarEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloNaturezaCrescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA utilização de materiais da natureza na Educação Pré-Escolarmaster thesis202298302