Sousa, Jenny2022-02-082022-02-082018-07Sousa J. Institucionalização de pessoas idosas e adaptação ao quotidiano institucional: qual o papel da animação sociocultural? Quad D’animació Educ Soc. 2018; (28):1-321698-4404http://hdl.handle.net/10400.8/6606Num momento em que a institucionalização permanente em estruturas de acolhimento é uma das respostas sociais mais utilizadas pelos indivíduos idosos e suas famílias, pretendeu-se, com este estudo, perceber qual a importância da existência de programas de animação sociocultural e, mais concretamente, do profissional de animação, no que se refere à adaptação dos sujeitos institucionalizados ao quotidiano institucional. De forma mais pragmática, procurou-se perceber se estes dois elementos condicionam a forma como as pessoas idosas institucionalizadas mobilizam respostas adaptativas na (re)composição do seu quotidiano, desde a perspetiva dos próprios sujeitos. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo, com contornos etnográficos, onde se analisaram 15 histórias de vida de indivíduos com mais de 75 anos de idade, residentes a título permanente em estruturas residenciais para idosos, pertencentes ao concelho de Leiria. Os dados apurados revelam que, embora se verifiquem alguns padrões diferenciados na adaptação ao quotidiano institucional, consoante os sujeitos residem em instituições com ou sem projeto de animação sociocultural, a verdadeira condição crítica parece estar na existência, ou não, de técnico de animação sociocultural.porAnimação socioculturalIdentidadeInstitucionalizaçãoVelhiceInstitucionalização de pessoas idosas e adaptação ao quotidiano institucional: qual o papel da animação sociocultural?journal article2022-02-07cv-prod-1999017