Correia, MarisaBeirante, DavidArrais, AnaCatela, DavidSantos, RaquelMartins, Maria ClaraGalinha, SóniaLuís, HelenaDias, Isabel SimõesRamos, LilianaPortelada, AntónioSimões, VeraPinto, PaulaFranco, SusanaFerreira, ReginaRibeirinha, Teresa2024-10-022024-10-022024-09Correia, M., Beirante, D., Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M.C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I.S., Ramos, L., Portelada, A., Simões V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Interacções, 68, 1-26. https://doi.org/10.25755/int.362061640-2335http://hdl.handle.net/10400.8/10134A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.porAprendizagem outdoorEducação STEAMFormação de educadores e professores.Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formaçãojournal article10.25755/int.36206