Milhano, Sandrina2021-09-232021-09-232007978-989-20-1020-5http://hdl.handle.net/10400.8/6246A produção científica sobre o impacto que a aprendizagem da música ocupa no desenvolvimento das sociedades contemporâneas vem-se multiplicando no contexto internacional. Descorada por muitos, o facto é que países como Alemanha, Holanda e Japão, sendo sociedades de Inovação por possuírem os maiores rácios na relação nº patentes/habitante, há muito incluíram nos seus curricula o ensino da prática musical. No entanto, tal não chega e perante as evidências científicas, a Alemanha prepara-se para tomar a dianteira e replicar por todo o país o projecto “Um instrumento para cada criança”. Este projecto, que teve início na região da Westefália, garante 2 horas de formação de instrumento/semana durante 4 anos para cada aluno do 1º ciclo do ensino básico, proporcionou resultados encorajadores na performance escolar dos alunos. Projectos semelhantes terão início no próximo ano lectivo na Escócia, Coreia do Sul, Califórnia e cidade de Nova York. Durante muito tempo se advogam os benefícios extra-musicais produzidos pela prática musical. Investigações científicas recentes no domínio da tecnologia médica, da neurociência e da educação produziram evidências significativas do seu valor extrínseco. Em particular, as investigações neurológicas publicadas nos últimos anos demonstram que as crianças que aprendem a tocar instrumentos musicais, demonstram um especial incremento no desenvolvimento de competências espacio-temporais e de raciocínio – capacidades essenciais para a compreensão dos conceitos científicos e matemáticos. Este facto é explicado como sendo o resultado das relações espaciais entre a representação visual e linear e as alturas de som (frequências) presentes num instrumento. Por outro lado, a investigação científica estabeleceu uma clara conexão entre a participação activa das crianças o mais cedo possível em actividades musicais - e em particular a aprendizagem de instrumento musical, e o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e resolução de problemas, da comunicação, do trabalho colaborativo, da comunicação, e da autoconfiança. Esta comunicação tentará abordar questões relacionadas com as realidades do contexto Português, as dificuldades de recrutamento de recursos humanos qualificados, realidades do distrito de Leiria, estratégias para vencer o GAP geracional pela formação de formadores especialistas e não especialistas na prática musical, etc.porEducaçãoMúsicaCulturaPrática Musical: Capital Semente para a Inovaçãoconference object2021-09-21cv-prod-682297https://www.yumpu.com/pt/document/read/12419830/regiao-de-leiria-inovacao-e-oportunidades-adlei