Ribeiro, JaimeRibeiro, Vânia Santos2022-07-262022-07-262022-07http://hdl.handle.net/10400.8/7416O processo de investigação é pautado pela exigência inerente ao mesmo, preenchido com dúvidas, incertezas e inseguranças, havendo sempre novos desafios e assuntos (problemas) a explorar e a investigar. Para alguém que enceta o seu percurso é um desafio acrescido, associado ao problema de investigação que se almeja responder, há o problema de aprender a fazer investigação. A presente ficha pretende ajudar a estruturar um projeto de investigação através da resposta a questões concretas. Após a resposta às questões, acredita-se que será possível facilmente transpor para o documento formal o projeto que se pretende realizar. Alerta-se que em qualquer fase do processo de investigação, incluindo a conceção do projeto, com vista à tomada de decisão e respetiva fundamentação, é essencial que se faça um exercício de resposta às seguintes questões: O quê? (o que se pretende fazer) Porquê? (qual o propósito no âmbito da investigação) Como? (qual o processo, qual o instrumento, qual a técnica, com quem) Se não se obtiver uma resposta objetiva a estas questões ainda existem reflexões a fazer, decisões a realizar e planeamento a executar. Os aspetos mais pertinentes a considerar no processo de investigação são os seguintes: Selecionar uma questão ou área problemática para pesquisar; Formular uma hipótese; Selecionar um método, planeamento e recolha de dados; Analisar os dados obtidos; Realizar um resumo das observações e retirar conclusões da interpretação dos resultados; Escrever um relatório do projeto e comunicar os resultados. Numa última nota é importante salientar que todo processo de investigação deve dirigir-se para a redação de uma publicação, pelo que se deve procurar obter todos os elementos, tais como: Introdução (contextualização e justificação para a investigação) Objetivos (objetivo geral e/ou específicos) Métodos (como se recolheram e analisaram os dados para se produzir resultados) Resultados (o que se obteve a partir dos dados, o que se descobriu) Conclusões (da análise dos resultados quais as considerações que emergem) Este documento contém duas fichas de trabalho que devem ser preferencialmente trabalhas em sala de aula e/ou com apoio do orientador do projeto. A primeira ficha reporta-se identificação do problema e investigar e, na continuidade, a segundo à delineação do desenho de investigação. Estas fichas devem ser preenchidas com desfasamento temporal. A primeira ficha em aulas iniciais e a segunda após uma introdução às metodologias de investigação.porInvestigação AplicadaFichas de trabalhoInvestigação Aplicada - Fichas de trabalho: Conceção de projeto de Investigaçãolearning object