Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaMartins, Joana Cristina Ferreira FilipeAntunes, Daniela Filipa Domingos2019-07-082019-07-082018-12-11http://hdl.handle.net/10400.8/3984O presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.porLeituraEscritaLiteratura InfantilContoRecontoEducação pre-escolarEnsino básico do 1º cicloRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDe diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora.master thesis202260844