Pereira, RitaFreire, Carla2021-08-032021-08-0320212447-6498http://hdl.handle.net/10400.8/5999Considerando os direitos da pessoa com deficiência visual e a necessidade do ambiente se adaptar à diversidade de públicos, pretende-se compreender em que medida os centros de saúde de Portugal respondem às suas necessidades de comunicação e de interação no acesso aos cuidados de saúde primários. Os dados deste estudo, exploratório-descritivo, resultaram do preenchimento de um inquérito por questionário 124 pessoas com deficiência visual. Conclui-se que os centros de saúde não respondem às necessidades da maioria dos participantes, sendo as consequências deste facto a perda de autonomia, privacidade e informações importantes, para além de serem, também, percecionadas algumas barreiras que se prendem a questões interpessoais. Os resultados obtidos reforçam a importância de sensibilizar, por um lado, as pessoas com deficiência visual para a afirmação esclarecida dos seus direitos e por outro, os profissionais e organizações sobre o impacto da deficiência visual nas dimensões interpessoais e na autogestão das informações.porInformação acessívelComunicação acessívelLiteracia em saúdeCuidados de saúde primáriosPessoas com deficiência visualO olhar das pessoas com deficiência visual sobre o acesso à informação nos cuidados de saúde primáriosVisually impaired people's outlook on primary health care informationjournal article2021-08-03cv-prod-2564053http://dx.doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p225-241