Magueta, Lúcia2020-02-272020-02-272016-09Magueta, L.G. (2016). Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância. In Mill, D. & Reali, A. (org.) Educação a Distância Qualidade e Convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. pp.229-239. São Carlos: EdUFCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos.978-85-7600-449-3http://hdl.handle.net/10400.8/4726Assegurar a qualidade das experiências de formação é uma preocupação da coordenação do curso de Educação Básica, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), um curso da formação inicial de professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS/ IPL), em Portugal. Para tal, a reflexão em torno dos processos pedagógicos em EaD incide sobre o seu funcionamento em múltiplas perspetivas. Nesta reflexão não dissociamos o ensino e a aprendizagem, mas consideramos a sua mútua articulação e a sua concretização prática através do uso das tecnologias. As inovações tecnológicas que surgem e o que podem significar em termos de inovações pedagógicas em EaD colocam-nos o desafio de (re)pensar as opções metodológicas e de investigar sobre as práticas no nosso contexto.porEducação BásicaEducação a DistânciaEnsino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distânciabook part