Vieira, Ricardo2012-02-152012-02-151991http://hdl.handle.net/10400.8/498Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para conclusão do Mestrado em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura.A problemática do comportamento escolar tem merecido a atenção de cientistas dos mais variados quadrantes, analisando normalmente o insucesso ou o sucesso. No caso de Portugal, a explicação mais difundida, seja pela investigação seja pelo próprio Estado, tem colocado a tónica nas carências das crianças aos mais diversos níveis. A partir destas problemáticas temos vindo a participar numa equipa de investigação orientada pelo Prof. Doutor Raul Iturra, a qual se tem debruçado sobre a passagem da mente cultural ao pensamento letrado: o processo do insucesso escolar. A pesquisa visa conhecer a mente cultural que fornece o conhecimento que permite a continuidade histórica dos grupos sociais, isto é, o sucesso da vida, que é visto como a aprendizagem que as crianças fazem para além da instituição escolar (...)porO ensino e a aprendizagem entre a escola e o lar : um estudo de casomaster thesis