Coelho, José Carlos QuaresmaCardoso, Cristiana Oliveira2018-02-142018-02-142017-11-27http://hdl.handle.net/10400.8/3030A Pneumonia Associada à Ventilação (PAV) é a causa mais frequente de infeção associada aos cuidados de saúde e que apresenta maior mortalidade. A PAV é uma infeção respiratória adquirida em ambiente hospital que se desenvolve como consequência da entubação traqueal e ventilação mecânica invasiva. A ocorrência deste tipo de eventos, colocam em risco a vida dos doentes e, por isso, tem merecido uma atenção especial por parte dos enfermeiros. Face ao exposto, este estudo teve por objetivo avaliar os conhecimentos e as práticas dos enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na prevenção da PAV e avaliar o impacto de um programa de formação sobre os mesmos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, na qual foram desenvolvidas e justificadas as intervenções de enfermagem para a prevenção da PAV. O estudo é quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste, desenvolvido na UCI de um Hospital Português. Foi desenhado em três fases (fase diagnóstico, fase do programa de formação e fase pós-formação). Participaram vinte e sete enfermeiros e, durante o período de estudo, foram aplicados questionários e realizadas observações das práticas de enfermagem. Analisados os resultados obtidos, o grupo de enfermeiros que frequentou o programa de formação sobre a prevenção da PAV melhorou significativamente os conhecimentos e as práticas na prestação de cuidados ao doente ventilado, diferenciando-se do grupo de enfermeiros que não frequentou a formação. Assim sendo, a ação formativa mostrou-se eficaz na aquisição de novos conhecimentos e na melhoria das intervenções de enfermagem na prevenção da PAV.porPneumonia associada à ventilaçãoConhecimentos e práticas em saúdeEducação continuaPráticas e conhecimentos dos enfermeiros na prevenção da pneumonia associada à ventilação na unidade de cuidados intensivos: avaliação de um programa de formaçãomaster thesis201851040