Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro dePimenta, Maria Inês Fernandes2024-10-142024-10-142024-07-01http://hdl.handle.net/10400.8/10167Esta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas.porPeleDobraTexturaHápticoCorpoMetamorfoseSer Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto Corpomaster thesis203707427