Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deMendes, Lívia de Araujo Melo2022-04-142022-04-142022-02-10http://hdl.handle.net/10400.8/7000A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica consequente de uma lesão ocorrida no sistema nervoso central no período de desenvolvimento estrutural e funcional, causando manifestações variadas dependendo da região afetada. Nas crianças com diagnóstico de PC as etapas do Desenvolvimento Neuro Psicomotor (DNPM) estão gravemente comprometidas, uma vez que o cérebro exerce múltiplas funções e para que estas se efetivem as ligações neuronais precisam estar intactas. Partindo desse pressuposto, dependendo da região do cérebro afetada haverá um comprometimento em diferentes áreas do desenvolvimento, incluindo a fala, podendo ocorrer afasia, disartria, apraxia ou anartria. A comunicação aumentativa e alternativa-CAA destina-se a complementar e facilitar de forma permanente ou temporária a comunicação de indivíduos que apresentem graves problemas na compreensão e comunicação expressiva. O objetivo deste estudo é implementar o uso da prancha/tabela de CAA como forma de comunicação entre um indivíduo com PC e o seu cuidador. Inicialmente foi implementada uma tabela de CAA desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aplicada em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, Brasil. Posteriormente foi desenvolvida uma nova tabela individualizada e personalizada às necessidades do jovem. Os resultados refletem que existia uma necessidade do uso da CAA por parte deste jovem.porComunicação AcessívelComunicação AumentativaComunicação AlternativaParalisia CerebralA importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento de competências comunicativas. Um estudo de caso.master thesis202993140