Oliveira, Fernanda Maria FernandesBatista, Emanuel Taborda Dionísio2025-02-282025-02-282024-12-16http://hdl.handle.net/10400.8/12666Nos últimos anos a cidade de Alcobaça tem vindo a tornar-se um local turístico esquecido ou de estada reduzida, cuja oferta turística baseia-se no seu património cultural denominado de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O presente projeto tem como objetivo dinamizar o potencial que a cerâmica em Alcobaça apresenta, de forma a torná-la um produto turístico criativo, para assim contribuir para a diferenciação da experiência turística. Como resultado, prevê-se a idealização e o desenvolvimento de um projeto, que apresente diversas atividades criativas, que aumentem o prolongamento da estada de turistas, que projete e valorize o património imaterial que é a Cerâmica Artística. Após a realização de uma entrevista a 10 intervenientes das áreas do Turismo, Cerâmica e Criatividade, verificou-se a falta de atividades criativas na oferta turística do concelho, como chegou-se à conclusão de que existe procura por parte de turistas nacionais, internacionais e em específico de grupos corporativos. Surge assim por influência e envolvimento de familiares na área da cerâmica, a proposta designada de Cerâmica 2460 que pretende desenvolver atividades criativas a partir de um atelier cerâmico da cidade, como também envolver a comunidade local e criar parcerias com indústrias e artistas cerâmicos da região, com o objetivo de partilhem os seus conhecimentos culturais e históricos relacionados com a temática e de modo a tornar Alcobaça mais sustentável, atrativa e criativa turisticamente. Como complemento criaram-se diversas atividades cerâmicas criativas, que envolverão alguns parceiros e que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é atrair um maior número de turistas, pela oferta de atividades criativas existentes para participarem e motivá-los a permanecerem mais tempo na região. Assim como recuperar e revitalizar o património imaterial que é a Cerâmica Artística recorrendo às vertentes do Turismo e contribuindo para o crescimento económico de Alcobaça.In recent years, the city of Alcobaça has become a forgotten or short-stay tourist destination, whose tourist offer is based on its cultural heritage, known as the Monastery of Santa Maria de Alcobaça. The aim of this project is to stimulate the potential of ceramics in Alcobaça to turn into a tourist product, thus helping to differentiate the tourist experience. As a result, it is planned to devise and develop a project featuring a range of creative activities that will increase the length of tourist stays, promoting and enhancing the intangible heritage of artistic ceramics. After interviewing 10 people involved in the areas of tourism, ceramics and creativity, the lack of creative activities in the municipality´s tourist offer was noted, but it was also concluded that there is demand from national and international tourists and specific corporate groups. As a result of the influence and involvement of family members in the ceramics area, the proposal called Cerâmica 2460 was created, which aims to develop creative activities from a ceramics studio in the city, as well as involving the local community and creating partnerships with ceramics industries and artists in the region, with the aim of sharing their cultural and historical knowledge related to the theme and making Alcobaça more sustainable, attractive and creative in terms of tourism. As a complement, various creative ceramics activities will be created, involving a few partners and catering for all types of tourists. The aim of this project is to attract a greater number of tourists by offering them creative activities to take part in and motivate them to stay longer in the region. As well as recovering and revitalising the contributing to Alcobaça´s economic growth.porTurismo criativoExperiências criativasCerâmica artísticaOferta turísticaAlém do Mosteiro: potencialidades e proposta para o turismo criativo baseado na Cerâmica, em Alcobaçamaster thesis203904206