Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiqueSilva, Salif DialloSantos, Denise Aleixo dos2024-01-162024-01-162023-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/9280O presente trabalho parte da metáfora da viagem para abordar narrativas iconográficas do período colonial e pós-independência, de modo a pensar relações entre história, memória, identidade e ficção. A partir de recursos específicos do design gráfico, propõe-se uma viagem a Cabo Verde através da recuperação de arquivos, documentos, artefactos gráficos pessoais e coletivos, como revistas, jornais, cartazes, entre outros, que contam tanto sobre a perspetiva do colonizado, como do colonizador. Procura-se compreender de que forma estas narrativas se propagam até aos dias de hoje entre cabo-verdianos e seus descendentes, como eu. Esta movimentação histórica, visual e gráfica vem acompanhada de questões sociais e identitárias que nos fazem questionar sobre o nosso lugar e o nosso papel nesta jornada. O design gráfico é aqui abordado enquanto ferramenta de (re)construção de valores identitários e instrumento de esquecimento e/ou invisibilidade. A investigação concretiza-se num projeto final intitulado Bisnetos de Cabral composto por um conjunto de objetos gráficos e visuais que integram o percurso desta viagem e a sua mala. Estes são realizados com base na recolha de histórias, memórias e artefactos que comunicam e expõem o contexto dos Bisnetos de Cabral - cabo-verdianos e suas diásporas. Os objetos que se apresentam como resultado deste trabalho têm como objetivo contribuir para um programa de ação assente numa reflexão sobre o passado e a atualidade cabo-verdiana e de seus herdeiros, assumindo a pertinência das narrativas de descolonização.porCabo VerdeArtefactos gráficos e visuaisMemóriaDesign gráficoDescolonizaçãoCultura visualViagemBISNETOS DE CABRAL, A VIAGEM DE UMA DESIGNER: uma reflexão sobre narrativas gráficas e visuais de Cabo Verde e sua diásporamaster thesis203466888