Batista, Fernando da ConceiçãoSantos, Sérgio Pereira dosFernandes, Mariana Lourenço2023-03-172023-03-172022-12-22http://hdl.handle.net/10400.8/8243O presente relatório apresenta os trabalhos desenvolvidos no âmbito da dissertação de conclusão do Mestrado em Engenharia Automóvel. Esta dissertação foi elaborada com o fim de se obter um semirreboque com uma plataforma com sistema basculante que permitisse que o estrado no qual está apoiado o veículo, apresentasse um mecanismo de descida até ao solo para facilitar o carregamento e o descarregamento dos veículos transportados, eliminando a necessidade de existirem extratos amovíveis. Estando envolvido o dimensionamento de um semirreboque para circulação da via rodoviária publica foi efetuada uma análise cuidada às normas e regulamentos europeus que definem os requisitos para a construção de um semirreboque de categoria O2, garantindo-se assim o cumprimento da legislação portuguesa em vigor. Também no dimensionamento do semirreboque foram consideradas as exigências de carregamentos que um semirreboque desta categoria vai estar sujeito durante a sua vida útil. Neste trabalho são apresentadas modelações efetuadas do chassi, do sistema de elevação e rebaixamento e são também apresentados os cálculos dos esforços que o semirreboque vai estar sujeito a nível estático e dinâmico. Posteriormente, com os dados provenientes dos cálculos analíticos foram realizadas as simulações numéricas usando o método dos elementos finitos para conhecer o estado de tensão e deformação da estrutura do semirreboque. Apresenta-se neste relatório uma avaliação cinemática e funcional do sistema de elevação proposto e ainda uma avaliação sobre os resultados do dimensionamento mecânico ao nível dos esforços suportados pela estrutura dos semirreboques. Propostas de melhoria e de futuros desenvolvimentos são também apresentados.porSemirreboqueRampaElementos FinitosSimulações NuméricasChassiDesenvolvimento do chassi de um reboque para transporte de um veículo ligeiromaster thesis203251300