Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesSilva, Benilde Elisabete2024-02-162024-02-162023-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/9438A era em que vivemos é marcada por transformações de grande impacto, designadamente nos modos de acesso à informação e ao conhecimento, na forma de comunicar, de se relacionar e de produzir saber, associadas a uma revolução tecnológica e digital, tornando-se imperativo educar para os media. As bibliotecas escolares possuem um importante papel na promoção de diversas literacias, entre as quais a literacia mediática. Revelando-se pertinente o desenvolvimento de estratégias de implementação de educação para os media, nestes contextos, e tendo em consideração as potencialidades dos jornais escolares, o presente estudo centrou-se num projeto de investigação-ação com alunos de 1.º ciclo de uma escola do concelho de Leiria, onde se criou e dinamizou, no âmbito da biblioteca escolar, um jornal escolar em formato digital, realizando-se, em sessões semanais, atividades inerentes ao processo de criação de raiz do jornal e à produção de conteúdos para publicação, a par de atividades com uma intencionalidade específica direcionada para o desenvolvimento da literacia mediática, fazendo uso de tecnologias digitais disponíveis, conforme planificação efetuada com base no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”. Durante a fase da ação, recorreu-se à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, na medida das suas capacidades, e procedeu-se ao registo de anotações num diário de bordo que, depois de analisadas, deram origem a um conjunto descritivo de etapas e procedimentos. A avaliação do projeto teve por base a aplicação de um questionário aos alunos e a realização de um grupo de discussão. A maioria dos alunos manifestou-se satisfeita e revelou mudança de atitudes e desenvolvimento de competências. Este estudo é indicativo do potencial de um projeto de criação e sustentabilidade de um jornal escolar digital, no contexto de uma biblioteca escolar, possibilitando a alunos de 1.º ciclo importantes experiências que os podem enriquecer a diversos níveis, nomeadamente ao nível da literacia mediática, enquanto se envolvem na sua produção.porBiblioteca escolarJornal escolar digitalEducação para os mediaLiteracia mediáticaJornal escolarO jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolarmaster thesis203532112