Silva, Paulo Jorge Soares daLuís, Catarina Ramalho2016-03-162016-03-162015-11-23http://hdl.handle.net/10400.8/1633Esta dissertação para obtenção do grau de mestre relaciona-se com uma leitura do imaginário de uma marca de jogos portugueses, que se converteram em ícones culturais, procurando compreender a relevância que uma intervenção de design sobre essa herança cultural pode representar no contexto actual. Entenda-se a Majora como modelo paradigmático para encontrar relações entre os produtos, e suas características, e a sua cultura de origem; bem como reflectir, sob um ponto de vista de design, acerca do sentido e a importância da identidade cultural para os novos produtos contemporâneos. Devido à extensa variedade de temas possíveis de abordar, delineou-se o percurso desta investigação centrado na: caracterização económica, social e política de Portugal do período de tempo a que o estudo se refere; em algumas noções fundamentais de marca e embalagem; no lúdico e na criança e depois na contextualização histórica da marca Majora. Advindo desta abordagem transdisciplinar, procedeu-se a uma análise interpretativa, experimental, do material em investigação que se traduziu numa leitura da mensagem visual.porMajoraValor SimbólicoMarcasEmbalagemIdentidade PortuguesaIdentidade e Design: revalorização do património visual da majoramaster thesis201085020