Almeida, Paulo2022-06-202022-06-202020Almeida, P. (2020). Consequências da pandemia nas três dimensões da missão do Ensino Superior. Alameda: Revista de Educação, Artes e Ciências, 6, 76-81977001645994997898954813091645-9946http://hdl.handle.net/10400.8/7272O presente artigo procura desenvolver um conjunto de ideias, mais técnicas que científicas, sobre as consequências que o Covid19 tem no Ensino Superior, quer seja através da sua missão de ensino, quer seja através da investigação desenvolvida, quer seja pela importante ligação e responsabilidade social que tem perante as comunidades onde as IES estão inseridas. As IES são dinamizadoras e grandes alavancas sociais e económicas dos locais onde se encontram implementadas. produzem e partilham conhecimento, transformam socialmente as regiões, atraem investimento e potenciam inovação e novos negócios, pintam um espaço geográfico de juventude interagindo culturas e promovendo o multiculturalismo inclusivo. Sendo as pessoas o centro de gravidade das IES, é para as pessoas que trabalham estas Instituições todos os dias. Para a formação de jovens profissionais altamente qualificados, para a produção de conhecimento capaz de resolver a necessidades das pessoas, para a inovação e bem-estar das pessoas das comunidades procurando melhorar o seu dia a dia. Ao longo do texto identificamos um conjunto de iniciativas disponíveis para as IES e para os seus investigadores e alunos, para que possam contribuir assim para a resolução dos problemas causados pelo vírus, procurando estimular todos para este desígnio que tem que ser comum, vencer o vírus e procurar dar resposta, através da investigação aplicada, aos problemas económicos e sociais por el causados.porCovid19Responsabilidade socialInvestigação aplicadaConsequências da pandemia nas três dimensões da missão do Ensino Superiorjournal article