Antunes, Raúl de Sousa NogueiraSilva, Marlene NunesBrito, Sara Alexandra Gameiro de2022-03-142022-03-142022-02-04http://hdl.handle.net/10400.8/6770O Projeto RespirArFundo foi implementado na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) entre os meses de janeiro e junho de 2021 e procurou avaliar o efeito de um programa de intervenção, com vinte e duas “sessões teórico-práticas” (onze, online devido ao confinamento) com diferentes tipos de atividades, na aptidão física, bem-estar e qualidade de vida em professores e funcionários da ESFRL. Além disso, avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação, foram outros dos objetivos. A amostra foi constituída por 26 profissionais da ESFRL (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92,3%) do género feminino, com uma média de idades de 53,66 anos. Para avaliação da aptidão física foi avaliado o IMC e foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2,44m e voltar a sentar” e “teste de preensão manual”, e para a avaliação do bem-estar foram utilizadas as escalas PANAS, SWLS e SVS, sendo o WHOQOL-Bref utilizado para a avaliação da qualidade de vida. Além destes instrumentos foi realizado um grupo focal, com 5 participantes no projeto e um questionário de perceção. Verificou-se que após o programa os participantes melhoraram na variável, teste “levantar e sentar na cadeira”, em relação ao momento inicial, destacando-se igualmente o facto do grupo experimental ter apresentado níveis superiores no domínio físico da QV em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa, e perceção de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto tendo adotado hábitos saudáveis. A importância de projetos como este foi reconhecida pela comunidade escolar, tendo a Direção da ESFRL atribuído horas específicas para que o Projeto RespirArFundo tenha continuidade neste ano letivo 2021/2022.porEscolaAtividade-FísicaMudança ComportamentalBem-EstarQualidade de VidaDesportoPromoção de um estilo de vida ativo na ESFRLprograma de intervenção para mudança comportamental em professores e funcionáriosmaster thesis202962270