Ferreira, Paula CristinaMangas, CatarinaLopes, SaraBeato, Isabel2022-07-192022-07-192019-04Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., & Beato, I. (2021). Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 36–52. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/59431980-5314http://hdl.handle.net/10400.8/7374O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.porPortugalOportunidades educacionaisEducação de adultosAcesso à educação superiorIngressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivaçõesjournal article2022-07-18cv-prod-640127doi.org/10.1590/198053145943