Magueta, LúciaCantú, WilliamSousa, Jenny2024-12-022024-12-022024978-989-40-2261-9http://hdl.handle.net/10400.8/10272Este texto apresenta uma experiência formativa no âmbito das Artes Visuais, realizada no ensino superior num curso de formação de profissionais de educação. A proposta colocada aos estudantes incidiu sobre a realização de «cadernos de artista», nos quais os estudantes foram desafiados a realizar composições visuais, num exercício de pesquisa, criatividade e expressão individual. Foram estudados os produtos que resultaram deste projeto, procurando responder às questões: «O que foi representado nos cadernos de artista?» e «Que significados transportam as páginas/imagens produzidas artisticamente pelos estudantes?», fazendo sobressair também o seu valor formativo. A análise considerou os três níveis propostos por Panofsky (2007) e descreve caraterísticas encontradas na globalidade dos trabalhos. As conclusões explicitam como o exercício permitiu aos estudantes, futuros profissionais de educação, compreender etapas de um processo criativo em situação de ensino e aprendizagem das Artes.porCaderno de artistaFormação de professoresLinguagem plásticaCultura visualCadernos de artista – repertórios, signos e significados culturaisbook part2024-11-26cv-prod-4216134