Santos, Cátia Alexandra Suzano dosCorreia, Maria de Fátima Barata2024-06-252024-06-252024-04-22http://hdl.handle.net/10400.8/9742O presente Relatório de Ensino Clínico, surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria. A sua redação, possibilita a reflexão sobre o progresso de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista, mediante os pressupostos da Ordem dos Enfermeiros. Apresenta-se dividido em duas partes, onde na primeira parte, é realizada a identificação e contextualização dos locais, em que decorreram os Ensinos Clínicos e realçadas as competências comuns e as competências específicas adquiridas, como futura especialista. A segunda parte é referente ao projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido. O Enfermeiro especialista assume, assim, um papel crucial atualmente, pela atualização dinâmica e proativa dos seus conhecimentos e aptidões, geradores de melhores e mais adequados cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, resultando em cuidados altamente diferenciados e qualificados. É, por isso, expectável a transcrição, com rigor e exatidão, das competências profissionais adquiridas ou desenvolvidas, pelo futuro Enfermeiro Especialista, ao longo dos Ensinos Clínicos executados, para lhe seja conferido o título de Mestre.porCompetênciasEnfermagemEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaCompetências Desenvolvidas perante a Pessoa em Situação Críticamaster thesis203653424