Carvalho, Henrique AmadoCosta, Filipa Silva Varela da2017-07-052017-07-052017-06-05http://hdl.handle.net/10400.8/2650Devido ao aumento da competitividade e da concorrência de mercado, cada vez mais as empresas negoceiam num ambiente de constante mudança, e a tomada de decisão necessita de ser rápida e assertiva, tendo por base informação útil e atualizada. O presente trabalho tem como objetivo propor um sistema de informação para a gestão que permita compreender melhor a rendibilidade obtida pela empresa segundo das várias perspetivas multidimensionais (produto, cliente, mercado, global). A empresa a ser estudada pertence ao setor da distribuição de bebidas e labora em todo o país. Neste trabalho será desenvolvido e proposto um sistema de custeio ABC que permitirá obter informação mais detalhada sobre os custos da empresa e o custo efetivo da venda e distribuição dos seus produtos. Serão identificadas as principais atividades realizadas na empresa em todos os departamentos, bem como os recursos utilizados e a distribuição dos tempos de trabalho. Foram identificadas algumas limitações como a dificuldade em estimar os tempos de execução de cada atividade por parte dos colaboradores e a falta de disponibilidade da empresa em fornecer dados que complementaria este trabalho. Na impossibilidade de entrevistar todos os trabalhadores da empresa foi pressuposto que as atividades, os recursos e os tempos de execução fossem iguais para todos os armazéns tendo em conta a sua dimensão.porSistemas de informação e controlo de gestãoRendibilidadeSistemas de custeioABCSetor da distribuiçãoMultidimensionalidadeEstruturação de um sistema de informação e controlo de gestão para a melhoria da rendibilidade no setor da distribuiçãomaster thesis201711281