Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesSilva, Pedro Micael Santos2019-01-142019-01-142018-11-27http://hdl.handle.net/10400.8/3721No paradigma atual das organizações, num mercado cada vez mais competitivo, a gestão estratégica torna-se fundamental. Esta pode trazer ganhos às empresas, oferecendo uma vantagem competitiva em relação aos seus pares. O Balanced Scorecard (BSC) como sistema de gestão estratégica permite impulsionar o desempenho de uma organização, possibilitando uma visão atual e futura de negócio. O Balanced Scorecard permite o alinhamento entre o planeamento estratégico e as atividades operacionais da empresa por meio da formulação de objetivos financeiros e não financeiros, iniciativas, indicadores e metas para as quatro perspetivas que compõem o sistema (financeira, clientes, processos internos e recursos). Desta forma é assegurada a tradução da missão e estratégia nas atividades da empresa, existindo avaliação destas últimas por forma a perceber como a estratégia de uma organização está a ser cumprida. O presente projeto pretende implementar o Balanced Scorecard numa pequena e média empresa (PME) que opera no setor da construção civil e que possui uma fraca cultura de gestão estratégica, não possuindo a estratégia traduzida e materializada nas suas atividades. Deste modo, foram definidos e clarificados os pilares do sistema BSC (missão, visão e valores) assim como a estratégia da organização. Foram definidas iniciativas para os objetivos estratégicos, os indicadores e as metas a atingir para cada uma das quatro perspetivas tendo em conta as relações de causa-efeito entre elas. A metodologia seguida neste projeto foi a proposta por Niven (2002) e por Jordan et. al (2011). Os resultados deste projeto revelam que a implementação do BSC melhora o desempenho da empresa e o alinhamento da estratégia para com os seus objetivos. Contudo, dada a dimensão da empresa, uma PME, o desdobramento dos objetivos estratégicos em cascata não faz sentido. Os resultados sugerem ainda que a implementação do BSC deve ser acompanhada por outros sistemas de controlo e avaliação das atividades da empresa, designadamente, sistemas de controlo de qualidade como a ISO 9001 ou a marcação CE.porBalanced ScorecardPMEConstrução civilDesempenhoEstratégiaImplementação do balanced scorecard a uma empresa na área da construção civilmaster thesis202139018