Fonseca, Marta Sofia Abreu daSilva, Susana Margarida Marques Cerejeira da2025-04-012025-04-012024-11-19http://hdl.handle.net/10400.8/12735A escola necessita criar modelos de ação que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem com base nas interações e no conhecimento coletivo, dotando-a de estruturas dinâmicas e abertas para uma abordagem inclusiva, onde o foco esteja na colaboração, desafiando a sua visão individualista. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente e vivermos numa era do conhecimento e da colaboração, este trabalho pretende abordar o conceito “Comunidades de Prática” (CoP), através de um quadro teórico que o sustenta, enquanto espaço de partilha e construção de conhecimentos com o objetivo maior de compreender o seu contributo para a promoção de uma boa comunicação e interação dos indivíduos envolvidos, através de uma aprendizagem coletiva, realçando características chave que lhe dão especificidade e individualidade. O envolvimento ativo dos pais na escola não só fortalece os laços familiares, como enriquece o processo educativo. Uma interação partilhada permite identificar dificuldades e celebrar vitórias. De forma breve, abordarei o uso universal das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que estão presentes em qualquer hora e lugar e que alteraram a forma como percecionamos o mundo e estabelecemos relações uns com os outros. Uma comunicação aberta, informada e frequente ajuda a criar uma base sólida de confiança e colaboração, essencial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Neste estudo procura-se compreender como a escola poderá beneficiar ao implementar, de uma forma sustentada, a comunicação e a interação com pais, fomentando Comunidades de Prática com o uso de plataformas digitais, como o WhatsApp. Verificou-se que o uso do WhatsApp pode contribuir para melhorar a comunicação e colaboração entre a escola e as famílias, sendo uma ferramenta que facilita a construção de um ambiente mais participativo e colaborativo.porComunicaçãoComunidades de PráticaPaisPráticas ColaborativasPré-escolarWhatsAppComunidades de prática e o uso do WhatsAppUm possível caminho na interação entre Pais e Escola na Educação Pré-escolarmaster thesis203930940