Gonçalves, Maria MadalenaGonçalves, Maria Madalena2010-06-112010-06-112009-02GONÇALVES, Maria Madalena - A pintura cénica de Manuel Amado em "O espectáculo vai começar..." Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 67-95.1647-2063http://hdl.handle.net/10400.8/206Manuel Amado expôs, de 18 de Janeiro a 17 de Março de 2007, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, um conjunto de cinquenta telas pintadas entre 2002 e 2006, unidas por um só tema: o teatro. Deu-lhe o título “O espectáculo vai começar …”. Para comentar a pintura desta série, que de forma tão explícita e intencional toma do teatro o palco da sua representação, proponho que partamos das declarações do próprio pintor sobre o seu trabalho em geral e a sua maneira de pintar. Elas ajudar-nos-ão a enquadrar e a entender melhor a concepção discursiva de representação implicada nesta obra, a qual parece assentar num dos conceitos mais importantes do dispositivo estético ocidental, a mimesis, seja porque o teatro – arte mimética por excelência – é o tema único destas telas, seja porque, a pretexto dessa exclusividade, a pintura que pinta o teatro é também aquela que produz imagens que partilham com o modelo a capacidade de criarem o que habitualmente acontece no teatro: a distância entre o espectador que vê imagens e o mundo do espectáculo que as dá a ver. É esta distância, este ‘intervalo’ entre plateia e cena – lugar onde a ‘representação’ se joga –, que permitirá pôr à prova o conceito de mimesis e equacioná-lo no quadro da mais recente produção plástica de Manuel Amado.porManuel AmadoPinturaTeatroA pintura cénica de Manuel Amado em "O espectáculo vai começar..."journal article