Eugénio, Teresa Cristina PereiraEfigénia, Ana Sílvia Falcão Mestre2020-08-072020-08-072020-06-04http://hdl.handle.net/10400.8/5049Assistimos a uma cada vez maior consciencialização das empresas com vista à adoção de práticas de responsabilidade social. Por outro lado, o desempenho organizacional tem sido um tema muito debatido nas organizações e reflete um crescimento geral do interesse pelo aperfeiçoamento de ferramentas de gestão que possam medir os resultados através de diversos indicadores. Alternativamente ao uso de medidas financeiras para avaliar o desempenho da organização é possível utilizar medidas mais subjetivas como por exemplo a perceção dos elementos da organização relativamente ao desempenho organizacional. Assim, dada a atualidade do tema e a sua importância para a gestão, os objetivos deste estudo são, por um lado, perceber se existe uma relação entre a responsabilidade social e o desempenho organizacional. Por outro lado, pretende também concluir se o tipo de capital, idade dos trabalhadores, setor e dimensão estão relacionados com o nível de responsabilidade social das organizações, percecionado pelos trabalhadores. Na procura destas soluções, de acordo com estudos semelhantes, utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa, sendo que a análise incide nas respostas obtidas pelo método de inquérito por questionário, dirigido a trabalhadores de empresas com sede em Portugal. As respostas ao questionário foram analisadas com recurso ao SPSS. Conclui-se que os trabalhadores percecionam uma correlação muito forte e positiva entre a responsabilidade social empresarial e o desempenho organizacional. É evidente a diferença entre as empresas de capital nacional e as de capital estrangeiro ou misto. As empresas de capital nacional são percecionadas pelos trabalhadores como tendo menores práticas de responsabilidade social empresarial em relação às de capital estrangeiro e misto. Não existe uma relação linear entre a idade dos trabalhadores e a responsabilidade social empresarial. Há evidência dos trabalhadores das empresas de setores mais poluentes percecionarem maiores níveis de responsabilidade social das empresas onde trabalham. Por fim, há uma evidência muito forte dos trabalhadores de empresas de maior dimensão percecionarem maiores níveis de responsabilidade social das empresas onde trabalham. Este estudo proporciona um contributo vital para o desenvolvimento da área da responsabilidade social e do desempenho organizacional, da perspetiva dos trabalhadores. Trata-se, pois, de um importante e novel estudo que responde à lacuna identificada por vários autores que referem que as partes interessadas muitas vezes são esquecidas.porResponsabilidade socialDesempenho organizacionalTrabalhadoresInquéritoPortugalA Relação entre Responsabilidade Social e o Desempenho Organizacional – Perspetiva dos Trabalhadoresmaster thesis202508277