Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesPaiva, Ana Filipa Agostinho Teles e2018-07-312018-07-312018-05-21http://hdl.handle.net/10400.8/3403Este estudo enfatiza a relação que existe entre as empresas portuguesas e o mercado externo. Num universo cada vez mais internacional e global, a procura é cada vez mais exigente, tanto por parte de clientes como de fornecedores. Desta forma, o presente estudo surge, como uma ferramenta para as empresas aferirem qual a influência da atitude da gestão perante o risco, da propensão para inovação, da distância psíquica, da aprendizagem e da experiência internacional das empresas no seu desempenho internacional. Para efeitos empíricos recorreu-se a uma pesquisa através de inquéritos a empresas portuguesas com o objetivo de aprofundar a relação existente entre os fatores determinantes identificados e o desempenho internacional. Este trabalho permitiu detetar diferentes níveis de significância e influência dos determinantes previamente identificados no desempenho internacional das empresas.porInternacionalizaçãoDesempenhoInovaçãoAprendizagemExperiênciaRiscoDeterminantes do desempenho internacional das empresas portuguesas nos mercados externosmaster thesis201957485