Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaChaveiro, Ana Cláudia Vicente2024-06-182024-06-182024-05-27http://hdl.handle.net/10400.8/9717O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, relativa ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. No que à organização deste relatório diz respeito, este encontra-se dividido em duas partes, a saber, a Dimensão Reflexiva – subdivida em três capítulos – e a Dimensão Investigativa, subdividida, por sua vez, em cinco capítulos. Relativamente à primeira parte, esta espelha o percurso vivido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionado, no qual são apresentadas as vivências mais significativas em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância – e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, nesta apresenta-se o ensaio investigativo de natureza qualitativa, realizado no contexto de Jardim de Infância com um grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objetivo principal desta investigação prende-se com a perceção do brincar por parte das crianças e da educadora responsável pela sala, tendo sido utilizada a observação e a realização de entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças revelam hesitações face ao que é para si brincar, comparando esta prática muitas vezes com as propostas de cariz orientado. Porém, todas as crianças mostraram perceber a importância que este ato apresenta na sua vida, bem como na vida das crianças em geral. Em contrapartida, e de forma a confrontar resultados, a visão da educadora difere da das crianças, sendo uma visão mais abrangente, como já era expectável. Por fim, a redação deste relatório foi um elemento fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.porBrincar livreInfânciaConceção do brincarEducação Pre-escolarDa teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincarmaster thesis203650280