Oliveira, Luis Miguel Gonçalves deAmado, Vanessa Silva da Palma Teixeira2025-07-022025-07-022025-06-18http://hdl.handle.net/10400.8/13503A autora não identifica de forma clara as páginas que pretende disponiblizar e as que pretende em acesso aberto.O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo – Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública do 1.º CEB, com uma turma heterogénea, com o propósito de identificar e analisar estratégias pedagógicas adequadas neste ciclo de ensino, com evidências científicas, para apoiar uma criança diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Este estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na recolha de dados provenientes de múltiplas fontes, nomeadamente observações diretas, entrevistas com docentes, e análises de documentos relevantes, nomeadamente Relatório Técnico Pedagógico, Relatório de Avaliação Psicológica e Informação Terapêutica Terapia da fala. O principal objetivo deste estudo consiste na análise do percurso escolar de uma criança com PHDA, explorando o impacto desta condição no seu desempenho académico, adaptação social e dinâmica familiar. Adicionalmente, pretende-se compreender as estratégias e as intervenções implementadas para mitigar os desafios associados a esta perturbação. A questão de partida que orienta este estudo formula-se da seguinte forma: Que estratégias de trabalho podem adotar os professores titulares de turma e professores de educação especial com alunos com PHDA em contexto de 1.º CEB? Para responder a esta questão, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar e descrever estratégias educativas utilizadas em contexto sala de aula com um aluno com PHDA; conhecer a opinião de uma professora titular de turma sobre a PHDA e estratégias a mobilizar no contexto de turma; conhecer a opinião de uma professora de educação especial sobre a PHDA e as estratégias que mobiliza; perceber o papel da família no processo de aprendizagem do aluno com PHDA. As intervenções analisadas no presente estudo incluíram estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptações curriculares, complementadas por uma estreita abordagem colaborativa entre escola, família e especialistas. Os resultados indicam melhorias na capacidade de autorregulação emocional e no desempenho escolar, ainda que persistam desafios significativos relacionados com a consistência das intervenções e a gestão de expectativas de pais e docentes. Conclui-se que a compreensão aprofundada das necessidades individuais da criança, aliada a uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, é fundamental para a promoção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento integral. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer um exemplo prático da aplicação de estratégias educativas ajustadas às especificidades da PHDA, oferecendo recomendações úteis para profissionais da educação e famílias envolvidas no acompanhamento de crianças com estas características.porPHDAEstratégias de intervenção em PHDA no 1.º CEBEstudo de casoIntervenção pedagógicaNecessidades educativas específicasPerturbação da HiperatividadePerturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203963237