Barbeiro, Luís Filipe TomásPereira, Maria Isabel Alves RodriguesCarvalho, Sílvia Amado2024-12-192024-12-192024-11-08http://hdl.handle.net/10400.8/10334O presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.porInovação PedagógicaTurmas Mistas de Inglês no 1.º CicloPedagogia GenológicaCiclo de Ensino-AprendizagemTrabalho ColaborativoMetodologias AtivasGrounded TheoryO DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMmaster thesis203770749