Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraPereira, Lilian de Araújo Indalécio2023-11-152023-11-152023-07-20http://hdl.handle.net/10400.8/8928O seguinte trabalho acadêmico tem como tema a criação de uma figura antropomórfica articulada para a personalização por parte do usuário, com elementos visuais inspirados nos Designer Toys e das Ball Jointed Dolls asiáticas. Foram abordados os aspectos conceituais da relação psicológica e simbólica que as pessoas têm com os objetos que as cercam e dos motivos para criarmos laços emocionais com alguns destes. Também foram abordados os aspectos históricos e culturais da representação de formas humanas como objetos artísticos, religiosos e lúdicos, em especial, encontram-se os chamados Designer-toys; movimento artístico e criativo de produtos voltados ao público colecionador adulto, cuja estética remete a estilos artísticos contemporâneos, à cultura pop de consumo e a produtos voltados a colecionadores e público infantil. A seguir foram analisados cinco exemplos estéticos e culturais de figuras, quatro delas em mídias físicas e uma em mídia virtual, suas características e a forma como influenciaram a definição das diretrizes estéticas e conceituais do projeto. Por fim foi documentada a execução completa do projeto, registrando todas as etapas de produção dos protótipos, desde a conceituação por desenhos até a execução e finalização dos modelos.porFiguras HumanasDesigner-ToysBrinquedoCustomizaçãoResinas de Brincarmaster thesis203388372