Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaSantos, Rúben Alexandre de Souto2018-06-132018-06-132013-12-27http://hdl.handle.net/10400.8/3283O presente trabalho aborda o conceito de hidrogénio como um combustível. É apresentado um enquadramento da economia de produção e utilização de hidrogénio. Deste é especificado a utilização do hidrogénio em motores de combustão interna. É realizado uma listagem de propriedades do hidrogénio enquanto combustível de forma a poder apurar quais as estratégias de controlo de carga e componentes a utilizar para suprimir os problemas associados ao combustível. Foi realizado uma análise fundamental da velocidade de propagação da frente de chama para se poder compreender quais os parâmetros e fenómenos relacionados com o crescimento da chama em regime laminar e regime turbulento. Foi realizado uma planificação de componentes e infraestruturas necessárias para uma montagem experimental aplicada a um motor de baixa cilindrada e uma simulação para prever a tendência do desempenho do motor de combustão interna quando é realizada a alteração do combustível.porHidrogénioVelocidade de propagação da frente de chamaInstabilidades de chamaDesenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogéniomaster thesis201930501