Barreto, AntóniaSantos, FilipeSousa, CéliaFerreira, GuilhermeRodrigues, LuísCatarino, MargaridaReis, SusanaVicente, Luís2017-07-042017-07-042017978-989-8797-14-8http://hdl.handle.net/10400.8/2638De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes.porInclusãoEscola InclusivaNecessidades Educativas EspeciaisIncubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legaljournal article