Madureira, Cristiana2023-12-132023-12-132022-07-12978-989-8471-50-5http://hdl.handle.net/10400.8/9086Esta comunicação pretende refletir sobre a valorização das inteligências múltiplas (Gardner, 1995) no processo pedagógico. Acreditamos que a escola deve ser vivenciada como um lugar de afetos, em que a comunidade educativa goste de estar, no sentido de que todos e cada um dos agentes educativos se possam desenvolver em termos humanos, num processo de educação ao longo da vida. Através do desenvolvimento de atividades centradas na relação dialógica proposta por Paulo Freire (2007), será problematizada a necessidade de uma ética do encontro (Najmanovich, 2016) e do desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem para que os alunos desenvolvam todo o seu potencial humano, partindo dos seus talentos individuais. As práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da pedagogia do laço e do afeto permitem o desenvolvimento de todo o potencial dos alunos, valorizando assim as diversas inteligências. O professor assume aqui um papel primordial, contribuindo para que o aluno se emocione e se envolva, para desenvolver as aprendizagens e as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Serão problematizadas estratégias promotoras do sucesso, centradas na educação da mente (saber saber), do coração (saber ser/estar) e das mãos (saber-fazer), pois só assim se poderá promover o bem-estar a paz e a realização plena em contexto escolar (saber conviver com os outros). Com estas estratégias procura contribuir-se para o “pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, tal como prevê o art. 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.porSucessoInteligências múltiplasAprendizagemA valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógicobook part2023-12-01cv-prod-3415376