Coelho, Luís Manuel de JesusSousa, Carlos Manuel Pereira da Costa eAlexandre, Miguel Ângelo Cordeiro2024-09-112024-09-112024-06-20http://hdl.handle.net/10400.8/10043A utilização de novos conceitos e mecanismos de eletrificação na indústria automóvel, tem sido um dos meios fundamentais para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa e a dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, são várias as soluções que rumam a esse objetivo, uma delas sendo a conversão de veículos a combustão interna para elétricos. Com esta conversão surge a necessidade de utilizar novos motores elétricos e novas caixas de velocidades. Os motores elétricos apresentam vastas vantagens, uma delas sendo a sua banda de binário e potência ideal para aplicação num veículo. Esta característica faz com que a transmissão seja relativamente mais simples comparativamente à de um automóvel a combustão. A maioria dos fabricantes optam por caixas com uma velocidade única, no entanto, esta solução dependente sobretudo do desempenho do motor. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo todo-o-terreno convertido para um sistema de propulsão elétrica. Será tido em conta o peso e geometria final do conjunto, o custo de fabrico e a eficiência da transmissão. Para criar uma caixa de velocidades eficiente e compacta é necessário ter um cuidado especial durante o desenvolvimento das engrenagens, a escolha dos rolamentos, o método de seleção de engrenagem e outras questões que serão aprofundadas ao longo do trabalho. Após ter sido seguida uma cadência cuidadosa de etapas, é concebido um sistema de transmissão eficiente, versátil e fiável que vai ao encontro dos objetivos propostos.porEngrenagensRolamentosRedimensionamentoVeículos elétricosCaixa de velocidadesCrabotsDesenvolvimento de uma caixa de velocidades com duas relações para um veículo elétrico de todo-o-terrenomaster thesis203697006