Martins, SofiaJorge, Noémia de Oliveira2025-07-302025-07-3020200870-7499http://hdl.handle.net/10400.8/13790Tendo como base um trabalho de Prática de Ensino Supervisionada (PES) na disciplina de Português, desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, refletese neste artigo sobre o ensino da escrita do texto de opinião enquanto género escolar, dando-se especial atenção à dimensão processual. Depois de caracterizado sucintamente o género, apresentase um modelo didático com as dimensões ensináveis do mesmo (destinado aos 9.º e 11.º anos), bem como os diversos percursos didáticos dinamizados na PES, focando-se as atividades que mais contribuíram para a superação das dificuldades identificadas nas produções textuais dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual), facilitando, assim, a apropriação do género escolar em foco.porpercurso didáticomodelo didáticogénero escolartexto de opiniãoescrita processualTexto de opinião: Reflexões sobre a escrita processual na aula de Portuguêsresearch article2025-07-25cv-prod-246717710.61248/palavras.vi56-57.102