Martins, José Luís PereiraSantos, Inês Rodrigues dos2016-03-022018-12-182015-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/1549Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a relação existente entre a divulgação de informação e o custo de capital próprio das empresas portuguesas cotadas no PSI 20. Em outras palavras, pretende-se examinar o impacto da divulgação voluntária no custo de capital próprio das empresas no ponto de vista do mercado de capitais. Para testar esta hipótese, foram recolhidos e analisados Relatórios de Gestão, Relatórios sobre o Governo das Sociedades e as Contas anuais de 21 empresas, no período de 2000 a 2012. Para avaliação do nível de disclosure das empresas, foi utilizado um índice composto por 41 itens relevantes. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o CAPM e testado por meio de regressão com dados em painel. Os resultados evidenciam que existe uma relação negativa entre o custo de capital próprio e o nivel de divulgação de informação.porCusto de capital próprioDivulgação de informaçãoPSI 20 PortugalDivulgação de informação e o custo de capital nas empresas cotadas em Portugalmaster thesis201063450