Oliveira, Ana Margarida FernandesPeres, Ana Filipa Marques Baptista2024-12-182024-12-182024-11-15http://hdl.handle.net/10400.8/10317O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, reflete sobre o percurso formativo e investigativo ao longo de dois anos de prática pedagógica em contextos distintos. A primeira parte do relatório é dedicada à dimensão reflexiva, onde são analisadas as experiências vividas durante as Práticas Pedagógicas nos 1.º e 2.º Ciclos, com especial foco na aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras, tais como o uso de histórias infantis no ensino da matemática. Através da observação, planificação, atuação, avaliação e reflexão, foi possível identificar e superar desafios, adaptar metodologias e promover a aprendizagem significativa dos alunos. A investigação, que constitui a segunda parte do relatório, explora o contributo da utilização de histórias infantis como ferramenta para o ensino da matemática, analisando o impacto desta abordagem no envolvimento dos alunos e na resolução de problemas matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que esta metodologia não só promoveu o interesse e a motivação dos alunos, como também facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos. O relatório conclui com uma reflexão crítica sobre as aprendizagens adquiridas, as limitações encontradas e sugestões para futuras investigações.porPrática PedagógicaHistórias InfantisEnsino da MatemáticaMotivação dos AlunosResolução de ProblemasAprendizagem SignificativaReflexões e Aprendizagens na Prática Pedagógica: Uma Investigação sobre o Uso de Histórias Infantis no Ensino da Matemáticamaster thesis203767942