Sousa, Jenny GilGonçalves, Joana Sofia Vieira2017-01-132017-01-132016-11-25http://hdl.handle.net/10400.8/2413“EU CANTO E TU? Homens e mulheres que se encontram pela voz e pelas vidas” apresenta uma experiência artística que desembocou numa performance. Esta experiência, que se concretizou a partir de um processo criativo, possibilitou aos elementos de um Coro a vivência e aprendizagem de diferentes expressões artísticas, tomando como eixo estruturante uma narrativa totalmente construída pelos intervenientes do projeto. O estudo que aqui se apresenta teve como principal intuito perceber quais os contributos de um projeto criativo e interventivo num grupo específico – o Coro SAMP. Este grupo, bastante heterogéneo, e com indivíduos de diferentes idades, apresentava a necessidade emergente de criação e reforço do relacionamento interpessoal. Por meio de várias sessões semanais de experimentação prática, foi possível, durante cerca de seis meses, envolver os alunos de classes da SAMP, familiares de participantes e outros demais interessados. Participaram neste estudo, de cariz qualitativo e com contornos de investigação-ação, um conjunto de oito elementos. Para perceber os efeitos da intervenção realizada, utilizaram-se como principais instrumentos de recolha de dados os diários de bordo da investigadora e inquéritos por questionário. A análise ao processo desenvolvido indica que, a utilização da voz cantada, enquanto fator de consciencialização do próprio grupo, foi essencial durante o processo criativo. Para além disso, realça-se uma apropriação de várias competências relacionais, comunicativas, de conhecimento sobre o outro e de si próprio, um aumento de atitude e pensamento crítico, o reforço da sociabilização e dos laços entre os elementos do grupo estudado. Destaca-se, ainda, a emergência e o reconhecimento de inúmeros sentimentos e emoções concretamente relacionados com a identificação enquanto grupo.porExpressão ArtísticaCoroMúsicaInclusão socialEu canto, e tu ?- Projeto integrado de criação artística num coro intergeracionalmaster thesis201548895