Reis, Susana Alexandre dosGomes, Joana Zita Freitas2021-07-272021-07-272021-03-22http://hdl.handle.net/10400.8/5938O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao atual plano de estudos do Mestrado do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria é constituído por uma dimensão reflexiva e uma dimensão investigativa. A dimensão reflexiva, apresenta um olhar crítico acerca do percurso desenvolvido pela futura professora nos diversos contextos da Prática Pedagógica, através do aprofundamento de situações da própria prática que contribuíram para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora em formação. A dimensão investigativa, apresenta um estudo sobre a própria prática da professora em formação, focado nas atividades práticas e nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da eletricidade. Este estudo assumiu um carater qualitativo, sendo a investigação sobre a própria prática, para o qual se definiu a seguinte questão de investigação: Como é que as atividades práticas promovem o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos do 4.º ano acerca da eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne aos conhecimentos como à mobilização de competências investigativas sobre eletricidade.porEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloEletricidadeAprendizagemRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202747352