Oliveira, Adriana José deAugusto, Luísa PaulaSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dos2023-12-112023-12-112023-03-23de Oliveira, A. J., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534http://hdl.handle.net/10400.8/9061Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Refª UIDB/05583/2020. Agradecemos adicionalmente ao Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) e ao Politécnico de Viseu pelo apoio prestado.Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especíco, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identicou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e denir uma estratégia de comunicação eciente com o ob- jetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.porComunicaçãoBem-estar físicoQualidade de vidaImagem afetivaWOMO papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaThe role of quality of life, communication and aective image in the WOM of residents in tourism promotionjournal articlehttps://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.315342182-1453