Dias, Maria Isabel Pinto SimõesQuaresma, Helena Isabel Pereira2017-06-212017-06-212017-06-13http://hdl.handle.net/10400.8/2617O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. Encontra-se dividido em duas partes: parte I – creche e parte II – jardim de infância. A parte I apresenta os aspetos mais significativos e as principais aprendizagens concretizadas em contexto de creche e o ensaio investigativo realizado com uma das onze crianças da sala de 1 e 2 anos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da região de Leiria. Este estudo qualitativo visou identificar e descrever o tipo de interações de B. (22 meses) com o livro “Selva Divertida” (Jack Tickle, 2012) colocado na sala de atividades. Os dados recolhidos através do registo videográfico e sujeitos a uma análise de conteúdo, revelaram que B. interagiu de forma verbal e não verbal com o livro, expressando as suas emoções e revelando as suas características de personalidade e de desenvolvimento. A parte II apresenta uma reflexão sobre a Prática Pedagógica – Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública) situando-se no Movimento da Escola Moderna e nos projetos desenvolvidos com as crianças de acordo com a metodologia de trabalho de projeto.porEducação Pré-escolarCrecheJardim de InfânciaEscola ModernaRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexãomaster thesis201707209