Ferraz, Francisco António Vaz Guedes DelgadoFernandes, Isabel BarretoSchon, Michael2009-11-232009-11-232009-11http://hdl.handle.net/10400.8/165Comunicação apresentada no XI Seminário Luso-Espanhol de Gestão Empresarial, que decorreu na Universidade do Algarve em Faro, em 2009.Novas preocupações sociais, económicas e ambientais têm originado novas condutas por parte das organizações e das instituições, numa perspectiva de alcançar objectivos sustentáveis a médio e longo prazo. Assim, as entidades referidas e em particular, as instituições de ensino, têm procurado desenvolver um conjunto de práticas e ferramentas que lhes permitam interagir com todas as entidades com as quais se relacionam, adoptando assim uma postura e um comportamento coerente e transparente, com objectivos de criação de valor, enquadrando-se estas práticas na temática da Responsabilidade Social. Dentro das várias práticas de Responsabilidade Social adoptadas pelas instituições indicadas, incluem-se algumas visando os Stakeholders externos mas outrora internos, nomeadamente os seus antigos alunos, ou seja, através da criação de uma ferramenta electrónica, denominada Portal Alumni. Neste documento, pretende-se efectuar uma análise sobre a potencialidade do Portal Alumni enquanto instrumento de Design Colaborativo e de Responsabilidade Social gerador do relacionamento entre as instituições de ensino superior e os seus antigos alunos, obtendo-se assim sinergias inter-relacionais benéficas a nível da empregabilidade dos alunos, da relação com as empresas, bem como a nível do branding da instituição educativa em causa.porAlumniDesign colaborativoPortal AlumniResponsabilidade socialStakeholdersInteracção universidade-empresa : o portal Alumni como instrumento socialmente responsável e de design colaborativoconference object