Monteiro, Susana SardinhaSousa, Jenny2023-08-282023-08-282023-06-01Monteiro, S. S.; Sousa, J. “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, pp. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21328.04271809-40311809-4309http://hdl.handle.net/10400.8/8744Educar para os direitos humanos e para a cidadania constitui o propósito central da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, inserida no 1.º ano da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Pretende-se promover o conhecimento do que são os direitos humanos, do seu significado, dos valores e princípios enformadores, dos principais instrumentos jurídicos que os proclamam e protegem, bem como da sua importância e incidência em contextos genéricos e específicos, neste particular: contextos educativos e sociais. Visa-se contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros. Pretende-se, neste texto, discorrer sobre a teoria e a práxis na lecionação da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, com especial enfoque no respetivo processo de ensino-aprendizagem.porDireitos HumanosObjetivos do Desenvolvimento SustentávelEducação“Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugaljournal article2023-08-11cv-prod-332080310.5212/praxeduc.v.18.21328.042