Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaVasconcelos, Isabel Sofia Oliveira de2020-10-222020-10-222020-07-272020-07http://hdl.handle.net/10400.8/5173O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte integra duas dimensões, sendo a primeira a dimensão reflexiva referente ao percurso da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche e a segunda apresenta a dimensão investigativa onde se apresenta um estudo investigativo, realizado neste mesmo contexto, cujos intervenientes são duas crianças do grupo de Creche e três Educadoras de Infância da Instituição. Este estudo faz referência às estratégias utilizadas pelas educadoras de infância aquando dos momentos de transição e adaptação entre a Creche e o Jardim de Infância bem como às continuidades educativas entre os dois contextos. Para tal, procedeu-se à recolha e análise de dados que estivessem diretamente ligados a essa questão e, seguidamente, procedeu-se à formulação de um enquadramento teórico que a fundamentasse. Assim, procedeu-se a um estudo de carácter qualitativo interpretativo onde se pretendia demonstrar quais os procedimentos relativos ao processo de transição das crianças entre valências no período intermédio do ano letivo. Os dados recolhidos foram reveladores de que existem estratégias que podem ser adotadas pelas educadoras de infância ao longo do processo de transição para o Jardim de Infância e posterior adaptação a este, proporcionando às crianças uma estabilidade emocional e fomentando a continuidade educativa das aprendizagens, promovendo o desenvolvimento holístico da criança. Na segunda parte faz-se referência novamente à dimensão reflexiva, mas em contexto de Jardim de Infância, numa instituição privada e numa instituição pública, sendo esta fundamental para uma prática de qualidade, que integre todas as vertentes (indissociáveis) da educação de Infância.porEducação Pré-escolarCrecheCriançaRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaA Transição entre a Creche e o Jardim de Infânciamaster thesis202528693