Menezes, RitaRibeiro, Neuza2018-12-202018-12-202017-11Menezes, R. & Ribeiro, N. (2017). Marketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradores, Atas do IV Congresso Lusófono em Comportamento Organizacional e Gestão, 23 e 24 de novembro, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.http://hdl.handle.net/10400.8/3683O líder coach é um potenciador, alguém verdadeiramente importante na dinâmica das equipas. Por se ter dado conta de uma relativa escassez de dados empíricos relativos à eficácia do Coaching, foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 80 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus líderes e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do líder explicam 45 % do empenhamento afetivo, 5 % da criatividade e 21 % da orientação para o cliente do colaborador. Sugere-se, então, que as competências de Coaching do líder são determinantes e a sua atuação é preponderante no Marketing Interno, na conquista do cliente interno, ao produzir efeitos do interior para o exterior da organização.porMarketing RelacionalLiderançaCoachingColaboradoresMarketing relacional assente no marketing interno: a influência das competências de coaching do líder nas respostas dos colaboradoresconference object