Vieira, FláviaBaraona, IsabelAfonso, LígiaGaudêncio, Susana2024-12-052024-12-052024978-989-35817-6-6http://hdl.handle.net/10400.8/10284Organização e coordenação editorial Flávia Vieira, Isabel Baraona, Lígia Afonso e Susana Gaudêncio Textos e imagens Créditos nas páginas dos autores Design gráfico Rosa QuitérioEsta iniciativa foi apoiada através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.a UID/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.A presente publicação é resultante do evento “Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas – 2ª Edição” realizado na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) no Instituto Politécnico de Leiria e na Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. O evento teve como parceiros institucionais os grupos de investigação LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, e Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da EAAD da Universidade do Minho, e foi organizado por Flávia Vieira, Isabel Baraona, Lígia Afonso e Susana Gaudêncio.Esta edição assume o formato de um ciclo de iniciativas, que integra um Workshop e duas Masterclasses na UMinho e um Seminário nas duas instituições parceiras, tendo como finalidade problematizar a economia do artista visual e o modo como a sua realidade financeira determina a sua atuação e produção. Mais concretamente, visa discutir a(s) natureza(s) e as causa(s) da realidade económica do artista visual no contexto português e, com isso, promover a reflexão sobre o seu poder de atuação cultural, social e político.Assim, numa linha de continuidade e expansão da 1ª Edição do evento, procuramos aprofundar as seguintes questões: Como é construída a autonomia financeira do artista visual no contexto português? Que relações se podem estabelecer entre arte e economia na perspetiva do artista visual? Como trabalha o artista visual contemporâneo? Como se estabelecem as relações de apoio institucional? Como funciona o mercado da arte? Como superar a precariedade do artista visual?Foram evocados e debatidos conceitos de economia, mercado, valor de produção, valor da obra de arte, valor institucional, reconhecimento, apresentação, circulação, divulgação, precarização e autonomia, entre outros, a partir dos contributos dos oradores convidados.O evento teve como público-alvo principal os estudantes das Licenciaturas e Mestrados em Artes Plásticas e em Programação e Produção Cultural da ESAD.CR | IPLeiria, bem como os estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design – EAAD da Universidade do Minho. Dirigiu-se também a docentes e investigadores da área, e o seminário realizou-se em formato híbrido presencial e online via zoom-colibri permitindo, assim, atingir outros públicos para além da comunidade académica.porAutonomia do artistaEconomia do artistaPrática artísticaAssociação de artistas visuais em PortugalProdução culturalGestão culturalSobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas - 2ª sessãobook