Mourão, Alda Maria MartinsFernandes, Pamela Vanessa Franco de Castro2017-09-282017-09-282014-06-20http://hdl.handle.net/10400.8/2733A velhice é uma parte do ciclo de vida do Homem e é uma questão que preocupa a atualidade da sociedade portuguesa. Envelhecer não é um fenómeno simples e contemporâneo e a velhice varia consoante a história individual e os elementos que a definem. A realidade social, de uma população cada vez mais envelhecida necessita de uma reflexão sobre as infraestruturas, os apoios e políticas sociais e da saúde. As características e as mudanças de papéis que sucedem na terceira idade, tendencialmente colocam os idosos numa posição mais frágil e vulnerável, na maioria das vezes isolados, carenciados economicamente e emocionalmente e em risco de exclusão social (Correia, 2010, p.6). O trabalho de intervenção, realizado no Lar de São Francisco, em Leiria, procurou transmitir ao idoso a importância da educação ao longo da vida, através de atividades socioculturais, como estratégia educativa, contribuindo para um envelhecimento ativo. As atividades foram realizadas de acordo com um tema e procuram combater os tempos “mortos”, desenvolvendo a mente e o espírito e procurando estimular a cognição. O presente relatório, baseado numa intervenção socioeducativa, pretende refletir de forma crítica sobre a educação ao longo da vida, como estratégia de desenvolvimento da educação do idoso.porEnvelhecimento ativoEducação ao longo da vidaIdososOficina da memóriaReminiscênciaEducação ao longo da vida: a oficina da memória como ferramenta para o envelhecimento ativomaster thesis201735822