Alexandre, MartaCaels, Fausto Felix GeertGonçalves, MatildeJorge, NoémiaMarques, Carla2025-05-232025-05-232024978-989-35413-8-8http://hdl.handle.net/10400.8/12971A transversalidade da língua portuguesa constitui atualmente elemento fundamental para as orientações programáticas implementadas no sistema educativo português (cf. Sá & Lima, 2015). De facto, os documentos ofciais valorizam a importância de haver práticas integradas de leitura e escrita em todas as disciplinas do currículo. Este artigo visa contribuir para esta realidade, com conhecimento orientado para a operacionalização da transversalidade, oferecendo a caracterização do português enquanto língua veicular e selecionando, para o efeito, a expressão lexicogramatical da causalidade em textos de manuais escolares de História. Nesta primeira secção, esclarece-se o conceito de causalidade e o seu papel no ensino da História, apresentando-se uma breve revisão dos estudos dedicados a estes tópicos e destacando-se os aspetos mais relevantes para uma descrição linguística aplicada ao contexto do ensino.porA causalidade na Didática da História: levantamento de padrões lexicogramaticais em manuais escolaresbook part2025-05-19cv-prod-4493125